30 – Lanternas Vermelhas (Da hong deng long gao gao gua) – China (1991)
Diretor: Yimou Zhang
No interior da China nos anos 1920, jovem de 19 anos de idade perde os pais e é forçada a se casar com um homem 50 anos mais velho. Ele é um senhor poderoso e que já possui três outras mulheres vivendo cada uma numa casa.
Em um mundo onde arquitetura, cultura e comportamento estão cada vez mais homogêneos, é sempre bom ver recortes culturais peculiares e que preserva uma identidade particular. É o caso de Lanternas Vermelhas que, baseado em tradições reais ou não, nos apresenta um universo curioso, controverso e interessante.
No entanto, particularidades à parte, alguns sentimentos se revelam universais. Orgulho, inveja, traição, competição, submissão, angústia, egoísmo e arrependimento não possuem época, local, nem cultura. Podem consumir qualquer ser humano.
E a sutileza de cada sentimento é muito bem representada na fotografia de Yimou Zhang. Ainda que todo o filme seja rodado em um único lugar (uma mansão e seus diversos cômodos), ele consegue obter planos, fotografias e estações que traduzem multiplicidade ao ambiente. São vários lugares em um só. Várias emoções e mudanças em um local aparentemente insensível e imutável.
Um belo filme. Sábio como a cultura chinesa. Calmo como é necessário ser, para se alcançar a alma humana.
Download: