Fome de Viver (The Hunger)(1983)
Fome de Viver é considerado um dos melhores filmes de vampiros dos anos 80. Baseado num livro de Whitley Strieber (de “Communion”), o filme propõe a existência de seres imortais que se alimentam de sangue e da força vital dos humanos. O enredo gira em torno daquela que seria a última da espécie e de suas relações amorosas e predatórias com humanos de ambos os sexos. Assim como os outros filmes de Tony Scott, o filme conta com um rico visual e bela cenografia. Miriam e John vivem juntos há séculos (literalmente): eles possuem o segredo da vida eterna e alimentam-se de sangue humano. O casal de imortais vive sofisticadamente, fazendo várias vítimas. No entanto, John repentinamente é acometido de um distúrbio celular que o envelhece em poucos segundos e vai procurar a doutora Sarah, famosa especialista em envelhecimento.
Diretor: Tony Scott
Roteiro: James Costigan , Ivan Davis
Elenco:
Catherine Deneuve … Miriam Blaylock
David Bowie … John
Susan Sarandon … Sarah Roberts
Cliff De Young … Tom Haver
Beth Ehlers … Cavender Alice
Dan Hedaya … Tenente Allegrezza
Rufus Collins … Charlie Humphries
Suzanne Bertish … Phyllis
James Aubrey … Ron
Ann Magnuson … Mulher Jovem de Disco
John Stephen Hill … Jovem de Disco
Shane Rimmer … Arthur Jelinek
Bauhaus … Disco Grupo
Douglas Lambert … Apresentadora
Bessie Love … Lillybelle
Curiosidades:
-Em O Outro Lado de Hollywood (1995), o documentário de 1995 sobre a história da homossexualidade no cinema, a atriz Susan Sarandon disse que o roteiro de Fome de Viver (1983) originalmente pedia para que ela estivesse comprovadamente bêbada no período que antecedeu à sua cena de sexo com Catherine Deneuve, mas Sarandon pediu para ser alterado de modo que sua personagem desse apenas um único gole de vinho e, em seguida, derramassa o resto do vidro. Ela disse que queria deixar claro que sua personagem quis ter relações sexuais com Miriam, em vez de ter feito por causa do álcool, e também porque “você não teria que ficar bêbado para ir pra cama com Catherine Deneuve, não importando o que seu histórico sexual a esse ponto tinha sido “.
-A idade da vampira Miriam Blaylock (Catherine Deneuve) era de seis mil anos. A quantidade de tempo em que ela tinha sido amante de Malcolm Blaylock (David Bowie) era trezentos anos.
-David Bowie realmente aprendeu a tocar violoncelo por suas cenas de música.
-Dublado:
Trailer: