Sexta Feira 13-Parte 8-Jason Ataca Nova York (Friday The 13th Parte VIII-Jason Takes Manhattan) (1989)
A “Big Apple” fica em maus lençoi quando o demônio sobrenatural Jason Woorhees pega a auto-estrada que leva a Nova York, manchando a cidade de sangue. Após seu terrível retorno de além-túmulo, o diabólico Jason embarca numa espécie de “navio do amor”, repleto de jovens, com destino a Nova York. Ele transforma esta viagem na última para a memória dos passageiros. Uma de suas vítimas aterrorizadas consegue escapar e entra no labirinto dos subterrâneos de Manhattan, encondendo-se no sistema de esgotos da cidade. Ela se prepara para enfrentar Jason pela última vez.
Direção: Rob Hedden
Roteiro: Rob Hedden, Victor Miller (personagem)
Elenco:
Todd Caldecott…Jim Miller (as Todd Shaffer)
Tiffany Paulsen…Suzi Donaldson
Tim Mirkovich …Young Jason (as Timothy Burr Mirkovich)
Kane Hodder…Jason Voorhees
Jensen Daggett …Rennie Wickham
Barbara Bingham…Colleen Van Deusen
Alex Diakun…Deck Hand
Peter Mark Richman …Charles McCulloch
Ace…Toby
Warren Munson…Admiral Robertson
Fred Henderson…Chief Engineer
Scott Reeves…Sean Robertson
Gordon Currie…Miles Wolfe
Saffron Henderson …J.J. Jarrett
Curiosidades:
-O diretor e roteirista Bob Hedden tinha a intenção de realizar cenas no Madison Square Garden, no Empire State Building e na Brooklyn Bridge, todos ícones de Nova York. Entretanto a Paramount informou que o orçamento disponível não permitia que as filmagens ocorressem na cidade por muito tempo. Com isso Hedden teve que reescrever o roteiro, de forma a ampliar o trecho que ocorre no cruzeiro e diminuir a parte do filme que ocorre efetivamente em Nova York. – Elizabeth Berkeley e Dedee Pfeiffer fizeram testes para a personagem Rennie Wickham.
– Os cartazes originais mostravam Jason cortando a tradicional logomarca “I Love NY”. Eles foram retirados de circulação atendendo a um pedido do Comitê de Turismo de Nova York. – Para evitar o assédio dos fãs, os produtores usaram o falso título “Ashes to Ashes” nas cenas rodadas em Nova York. Ele também foi usado no roteiro distribuído aos atores que fizeram testes para o elenco, com o personagem Jason sendo renomeado como Ethan, para evitar que a notícia sobre a produção do novo filme fosse divulgada.
– Vincent Craig Dupree realmente cortou a mão ao realizar a cena do telefone, quando Jason Voorhess quebra um espelho ao seu redor.
– Na cena do jantar o homem que Jason atira no espelho é Ken Kirzinger, que posteriormente interpretaria o personagem em Freddy x Jason (2003).
– Este foi o último filme da série a ser produzido e distribuído exclusivamente pela Paramount Pictures. O estúdio vendeu os direitos dos personagens Jason Voorhess e Pamela Voorhess, o nome Crystal Lake e a marca Friday the 13th à New Line Cinema. A causa desta venda foi o fraco desempenho do filme nas bilheterias.
– O orçamento de Sexta-Feira 13 – Parte VIII: Jason Ataca em Nova York foi de US$ 5 milhões.
-A população de Nova York não foi avisada de que as gravações seriam feitas nas ruas. Muitos se assustaram ao ver Jason caminhando na cidade.
-Nem todas as pessoas que confrontam Jason acabam mortas. Há uma cena hilária em que Jason está perseguindo os personagens Jensen Daggett (Rennie Wickham) e Scott Reeves (Sean Robertson), e quando ele passa por uns caras ouvindo música, ele chuta (não se sabe se intencionalmente ou acidentalmente) o rádio deles. Os caras o confrontam, mas logo Jason levanta sua máscara (mostrando seu rosto desfigurado) e eles saem correndo!
-O ator Ken Kirzinger o interprete de Jason em Freddy vs. Jason, aparece como o cozinheiro do restaurante que tenta enfrentar o assassino, seu futuro personagem, mas é arremessado para o espelho do restaurante.
-Estreou em 1.683 cinemas fazendo 6,2 milhões dólares na semana de estreia. Internamente, o filme fez apenas R$14,3 milhões,1 tornando-se a mais baixa bilheteria de um filme da série Sexta-Feira 13.
-Kane Hodder, diz que uma das partes mais divertidas da seu ‘mandato’ como Jason foi as cenas na Times Square. Ele diz que os espectadores estavam alinhados na esquina assistindo as filmagens, e ele não queria tirar a máscara para destruir a ilusão deles do Jason. Ele disse que de vez em quando, ele ia virar a cabeça e olhar para eles, e via todos enlouquecendo.
-Apesar da natureza do filme e condições adversas de filmagem, Kane Hodder forneceu diversos momentos de leveza que foram apreciados pelo elenco. Após várias cenas de morte, por exemplo, quando o diretor Rob Hedden gritava “corta”, Hodder fazia uma breve dança disco em maquiagem completa, fazendo o elenco rir.
-Dual Audio (Dublagem Clássica):
Opção 1:Mega
Opção 2: Samaup
Créditos: LeMMy
Trailer: