36 – Um dia de cão (Dog Day Afternoon) – Estados Unidos (1975)
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: Frank Pierson
Eles planejaram tudo para que o assalto durasse 10 minutos. Porém, 10 horas depois estavam todos lá, cercados pela polícia, redes de TV e muitos curiosos.
Brooklyn, 1972. Dois aspirantes a bandido tentam assaltar o Manhattan Bank. Salvatore Naturile foi morto pela polícia, provavelmente já rendido. John Wojtowicz foi preso, passou 14 anos na cadeia e desde então, lutou na justiça para ganhar parte dos direitos autorais pelo filme Um dia de cão, onde foi derrotado nos tribunais e morreu, em 2006, vítima de câncer. Sua esposa, Eden Hora, morreu, em decorrência do HIV, no mesmo ano em que John foi libertado.
No cinema, Wojtowicz foi interpretado por Al Pacino, sob a alcunha de Sonny Wortzik. No filme, nada disso acontece. Só o que se passa são as horas em que os ladrões ficaram no banco, que acabou se tornando um circo montado pela imprensa e por uma multidão de curiosos, que se extasiava a cada discurso de Sonny para a polícia e para a TV.
Um dia de cão carrega, além de uma ótima atuação de Al Pacino, um discurso social forte, sobretudo relacionado à polícia, mídia e preconceito, e que ainda hoje se mantém pertinente.
O assalto, real, foi noticiado ao vivo e pode ser visto aqui.
Minha nota: 7,7
IMDB: 8,1
MelhoresFilmes: 8,7
Download:
Torrent