38 – Underground – Mentiras de Guerra (Underground) – Sérvia (1995)
Direção: Emir Kusturica
Roteiro: Emir Kusturica
Belgrado, 1941. Marko, um ativista comunista permite que seu amigo Blacky ingresse no Partido. Porém, os alemães invadem a Iugoslávia e os dois amigos passam a dividir seu tempo entre a Resistência e o lucrativo contrabando. Em 1945, Marko omite das pessoas que habitam seu porão (fabricando armas para a Resistência) o fato de que o país tinha sido libertado. Ele segue explorando-os durante décadas, em benefício próprio. Mas um dia, os escravos deixam o porão e encontram seu país devastado por uma guerra civil.
Não lembro como eu fui parar nesse filme, mas foi uma das melhores coisas que eu podia ter feito. Ele é o que pode ser chamado de genial.
Acho muito instigante filmes que tratam do absurdo humano. Underground consegue ser mais absurdo ainda. Tanto que parece até que é real. Suas metáforas, seu humor, seu roteiro e seu macaco são oportunos. Precisos.
Underground certamente seria aplaudido por Platão. Aliás, acho que nenhuma alegoria da caverna foi tão bem representada antes. Nos faz pensar de que lado nós estamos: dentro ou fora da caverna, embaixo ou acima do porão? Somos carne, pedra ou meras sombras?
O filme é sérvio (ou iugoslavo?) e se chama Underground, mas poderia ser chamado de Iraque – Mentiras de Guerra, ou quem sabe, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador…
Minha nota: 9,0
IMDB: 8,1
MelhoresFilmes: 8,4
Download:
Torrent + Legenda (4shared)
Torrent + Legenda (Rapidshare)
Torrent + Legenda (Zippyshare)