134 – O Jardim (Záhrada) – Eslováquia (1995)
Direção: Martin Sulík
Roteiro: Martin Sulík
Jakub é expulso de casa pelo pai e vai morar em uma casa abandonada, no campo. Mas, pessoas estranhas passam a visitá-lo, numa fábula que vai ajudar Jakub a dar mais sentido à sua vida.
Záhrada é um daqueles filmes que viram tudo de cabeça para baixo. Que provocam um delay no cérebro do espectador. Ao final da última cena você continua olhando para a tela, tentando entender o que se passou. Os créditos já estão acabando e você continua olhando para a tela, quase começando a entender o significado da última cena.
Se passam alguns dias e as coisas parecem fazer mais sentido.
No final de tudo, é a mesma retórica da vida, sendo tratada por uma perspectiva diferente -com mais otimismo e sensibilidade para perceber e se envolver com as coisas que vem e vão nas nossas vidas. As coisas cujo sentido é desconhecido, mas que faz dar sentido a nós mesmos. As coisas que parecem surreais, mas aos poucos vamos nos adaptando e sendo transportados por essa realidade paralela que nos segue. Basta dar um passo até ela. Ou permitir que ela venha até você.
Com Raul já bem disse: “acabei de dar um check up geral na situação, o que me levou a reler Alice no País das Maravilhas”. Záhrada é mais ou menos por aí.
Minha nota: 7,8
IMDB: 7,9
ePipoca: –
Quem gostou desse filme, pode gostar de:
Download: