187 – Tudo sobre minha mãe (Todo sobre mi madre) – Espanha (1999)
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Na noite em que seu filho morre em um acidente, Manuela lê as últimas linhas que ele havia escrito, e que falavam do desejo que tinha de conhecer seu pai. A mulher decide ir a Barcelona, em busca do pai biológico do filho, um travesti que sequer sabe tê-la engravidado uma noite, 18 anos antes.
As cores, os personagens atípicos, as situações inusitadas e as referências dão um toque especial aos filmes de Almodóvar.
Tudo sobre minha mãe é recheado desses elementos, tratando de uma forma peculiar a relação entre vida e morte. E sobretudo a vida após a morte.
A continuidade da sobrevivência, após o drama da perda.
É a mãe que perde o filho, que renasce na vida de outra pessoa. É o homem que mata sua masculinidade e fazer nascer uma mulher. É, portanto, a experiência humana diante das inevitáveis perdas que atingem o seu caminho, seja das coisas que se abre mão ou das que a própria vida se encarrega de tirar.
Mas, convenhamos, em alguns momentos Almodóvar tem uma forte pegada de novela mexicana – o que não chega a tirar o mérito desse que é considerado um de seus melhores filmes.
Minha Nota: 7,8
IMDB: 7,9
ePipoca: 9,8
Sugestão: A Pele que Habito
Download: