A Múmia (The Mummy) (1932)
A lendária atuação de Boris Karloff se tornou um marco nos anais da história do cinema. A múmia Im-Ho-Tep é acidentalmente trazida de volta à vida depois de 3.700 anos. É revelado em flashback que ele era um alto sacerdote, embalsamado vivo por tentar reviver a mulher que amava, após ela ser sacrificada. Vivo de novo, ele sai em busca de seu amor. Hoje, mais de 50 anos depois de que A Múmia foi lançado, gerando inúmeros filhotes-ofilme continua como um dos melhores e marcantes de todos os tempos, e não apenas no gênero terror.
Direção: Karl Freund
Roteiro: Nina Wilcox Putnam, Richard Schayer(história) ;John L. Balderston (roteiro)
Elenco
Boris Karloff … Imhotep
Zita Johann … Helen Grosvenor
David Manners … Frank Whemple
Arthur Byron … Sir Joseph Whemple
Edward Van Sloan … Dr. Muller
Bramwell Fletcher … Ralph Norton
Noble Johnson … The Nubian
Kathryn Byron … Frau Muller
Leonard Mudie … Prof. Pearson
James Crane … The Pharaoh
Henry Victor … The Saxon Warrior (scenes deleted)
Bill Elliott … Party Guest
Leyland Hodgson … Gentleman #2
Eddie Kane … Inspector’s Assistant
Tony Marlow … Police Inspector
C. Montague Shaw … Gentleman #1
Pat Somerset … Helen’s Dancing Partner
Arthur Tovey … Nubian
Curiosidades:
-Johann recordou mais tarde a sordidez de Karl Freund para com ela:. “Karl Freund tornou a vida muito desagradável. Era o seu primeiro filme como diretor, e ele sentiu que precisava de um bode expiatório caso ele não conseguisse dentro do prazo, de 23 dias, creio eu. Bem, eu fui escalada como o bode expiatório – e eu vi através dele imediatamente Antes das filmagens começarem, eu chamei Freund e sua esposa para jantar. Ele me disse que para uma cena, eu teria que aparecer nua da cintura para cima, ele esperava que eu dissesse: ‘Uma ova que eu vou! “Em vez disso, eu disse: ‘Bem, tudo bem comigo se você conseguir passar pelos censores. »- Sabendo muito bem que os censores da época eram muito rígidos.
-‘Ardath Bey’ (o nome Imhotep assume depois de sua exumação) é um anagrama de “Morte por Ra ‘(Ra é o egípcio deus-sol)
-O nome do personagem “Imhotep” surgiu a partir de um antigo egípcio real, mas o verdadeiro Imhotep foi o arquiteto que projetou as pirâmides e – longe de ser executado em desgraça – foi o único egípcio, além dos faraós e que foi feito um deus depois sua morte.
-Boris Karloff era praticamente desconhecido quando apareceu como a criatura em Frankenstein (1931). Ele criou uma tal sensação que, quando esse foi feito, apenas um ano mais tarde, a Universal só teve que anunciar “KARLOFF …. ‘A Múmia’.”
-Tantas eram camadas de algodão que estavam coladas ao rosto de Boris Karloff para criar o rosto enrugado de Imhotep como uma múmia que Karloff ficava incapaz de mover seus músculos faciais o suficiente até mesmo para falar.
-O anel de Boris Karloff usou estava em posse de Forrest J Ackerman por muitas décadas.
-Boris Karloff para o artista maquiador (e criador do traje bandagem da múmia) Jack P. Pierce: “Bem, você fez um trabalho maravilhoso, mas você esqueceu de me dar uma mosca!”
-A descoberta da tumba do Faraó Tutankahmen e a suposta maldição que continha inspirou a Universal a fazer este filme. Na verdade, quando Howard Carter (empregado por Lord Carnarvon) descobriu o tesouro enterrado em 1922, o roteirista John L. Balderston estava presente como repórter do The New York Times.
-A múmia nunca é mostrada andando na tela em suas ataduras de sepultamento, apesar dos processos rigorosos de maquiagem e figurino que Boris Karloff sofreu. Karloff só é mostrado andando como Ardath Bey e sem as icônicas ataduras.
-Quando Johann não quis ter sua possibilidade acatada pelo estúdio por causa do aborrecimento durante as filmagens, seu salário foi rebaixado de salário de co-estrela para um pouco acima dos atores coadjuvantes.
-A maquiagem de Jack Pierce foi considerada tão notável que a revista “Hollywood Filmograph” homenageou-o com um prêmio especial, que foi apresentado em uma cerimônia pelo próprio Karloff. Após a morte de Pierce, em 1968, acreditava-se que o troféu estava perdido. Uma década mais tarde, quando a pia foi removida do um estúdio antigo de maquiagem na Universal, foi redescoberto.
-Seu poster foi o 15º colocado na Premiere da revista “Os 25 Melhores filmes Pôsteres de todos os tempos”.
-Durante um dia especialmente intenso de filmagem, Zita Johann desmaiou no set. A primeira pessoa que ela viu quando voltou a si foi Boris Karloff, ainda na caracterização completa, mas fora do personagem.
-(De uma inscrição túmulo) “Morte … eterna punição … para qualquer um que abrir este caixão … Em nome de Amon-Ra, o rei dos deuses …”
-(Do “Pergaminho de Toth”: “Oh, Amon-Ra – Oh, Deus dos Deuses – A morte é apenas a porta de entrada para uma nova vida. Vivemos hoje – viveremos novamente. Em muitas formas devemos voltar – Oh Poderoso…! “
-Este foi o primeira missão como diretor para o cineasta alemão Karl Freund. Foi-lhe dada esta oportunidade apenas dois anos depois de chegar nos Estados Unidos.
-James Crane como “The Pharaoh” (o faraó) é grafado como “The Pharoh” na lista de personagens.
-O roteiro foi originalmente chamado de “Cagliostro”, baseado no famoso “profeta”/ charlatão françês, que afirmou que tinha vivido durante vários séculos. Em seguida, foi reescrito para lucrar com a paixão a todas as coisas egípcias desde a descoberta da tumba do rei Tut, re-intitulado primeiro como “O Rei da Morte”, e depois, mais tarde “Im-Ho-Tep”, e só se tornou “A Múmia” pouco antes do lançamento geral.
-Dublado(BluRay):
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( Créditos: RMZ:Marcos F
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