Os Olhos Sem Rosto (Les yeux sans visage) (1960)
O professor Génessier, um célebre cirurgião conhecido por seus trabalhos sobre heteroplastia, tem um filha chamada Christiane, que foi horrivelmente desfigurada em um acidente, ficando somente os olhos intactos. Para tentar restituir-lhe a beleza de antes, ele, com a ajuda de uma enfermeira, sequestram e mutilam belas moças para fazer as cirurgias experimentais de enxerto de pele.
País de Origem: França / Itália
Direção:Georges Franju
Roteiro: Jean Redon (livro); Pierre Boileau, Thomas Narcejac, Jean Redon e Claude Sautet (adaptação); Pierre Gascar (diálogos)
Elenco
Pierre Brasseur … Docteur Génessier
Alida Valli … Louise
Juliette Mayniel … Edna Grüber
Edith Scob … Christiane Génessier
François Guérin … Jacques Vernon
Alexandre Rignault … Inspector Parot
Béatrice Altariba … Paulette
Charles Blavette … L’homme de la fourrière
Claude Brasseur … Un inspecteur
Michel Etcheverry … Le docteur Lherminier – médecin légiste / Forensic surgeon
Yvette Etiévant … La mère
René Génin … Emile Tessot
Lucien Hubert … Un homme au cimetière
Marcel Pérès … Un homme au cimetière
France Asselin
Charles Bayard … Un homme à la conférence
Gabrielle Doulcet … Une admiratrice
Corrado Guarducci
Brigitte Juslin
Charles Lavialle … Le concierge
Max Montavon
Jimmy Perrys … Un homme à la morgue
Curiosidades:
-Referencia em: “Mr. Sardonicus” (1961), “Gritos en la noche” (1962), “O Rosto da Maldade” (1966), “A Mansão Condenada” (1976), “Batman” (1989), “Abra os Olhos” (1997), “O 18º Anjo” (1998), “Skinner – O Mutilador” (1993), “A Máscara do Terror” (2000), “O Pacto dos Lobos” (2001), “Minority Report – A Nova Lei” (2002), “‘Halloween’: A Cut Above the Rest” (2003) (TV Movie), “El Mascarado Massacre” (2006) , “The Middleman: The Palindrome Reversal Palindrome” (2008) (TV Episode), “Holy Motors” (2012) , “Maniac” (2012), “A Outra Face” (1997), “Ring 0 – O Chamado” (2000)
-O título original do filme, é uma referencia ao refrão da música “Eyes Without a Face” de Billy Idol, do disco “Rebel Yell” (1983). Videoclipe da música: http://mtv.uol.com.br/videos/clipes/billy-idol/eyes-without-a-face
-Hubert de Givenchy criou os vestidos que Christiane usa durante todo o filme.
-Originalmente lançado nos EUA em sessão dupla com o filme japonês de terror de 1962 “The Manster”.
-Apesar de o filme passar por censura européia após o seu lançamento original em 1960, a perturbadora cena da cirurgia facial ainda causou controvérsia.
-Originalmente lançado nos EUA em uma versão editada com o título “The Horror Chamber of Dr. Faustus” (A Câmara de Horrores do Dr. Fausto) – um título estranho, considerando que não há um chamado ‘Dr. Faustus’ no filme.
-O diretor Georges Franju nunca considerou que o filme fosse uma história de terror, mas ao invés disso sentia que era um conto de “angústia”.
-O filme fez sua estréia em Paris, em 2 de março de 1960.
-Quando o filme surgiu no Festival de Cinema de Edimburgo, em 1960, foi relatado que sete pessoas da audiência desmaiaram durante a cena da cirurgia. O diretor Georges Franju respondeu: “Agora eu sei por que os escoceses usam saias.”
-O filme foi relançado sem cortes (e sob seu título original) nos cinemas dos Estados Unidos pela primeira vez na noite de Halloween de 2003.
-Os lançamentos iniciais do filme foram recebidos com reações negativas de críticos de cinema. Um crítico francês declarou que o filme era “em um gênero menor e bastante indigno das suas (do Franju) habilidades.” Franju respondeu dizendo que o filme foi sua tentativa de obter o gênero menor para ser levado a sério.
-O diretor John Carpenter sugeriu uma vez que a seleção da máscara que Michael Myers usava em “Halloween” (1978) foi influenciado pela máscara de Edith Scob neste filme.
-Durante o lançamento original do filme um crítico de cinema Inglês da “The Spectator” quase foi demitido por escrever uma crítica positiva, enquanto que a reação geral da crítica tinha sido pobre.
-Refilmado como: “Faceless” (1987)
Legendado:
2Shared: Parte 1/ Parte 2/ Parte 3/ Parte 4
Trailer: