O Iluminado (The Shining) (1997)
(Minisérie)
Um homem nas últimas, Jack Torrance, tem sua chance derradeira de recuperação e de deixar seu turbulento passado de bebedeiras e empregos fracassados. Essa chance é a de trabalhar como zelador do Overlook Hotel durante o inverno, o que representa quase cinco meses de total isolamento junto com sua família, o filho Danny e a esposa Wendy.
Direção: Mick Garris
Roteiro: Stephen King (romance e roteiro)
Elenco:
Steven Weber … John Torrance (3 episodes, 1997)
Rebecca De Mornay … Winifred Torrance (3 episodes, 1997)
Courtland Mead … Daniel Anthony Torrance (3 episodes, 1997)
Wil Horneff … Tony (3 episodes, 1997)
Cynthia Garris … 217 Woman (3 episodes, 1997)
Mickey Giacomazzi … 2nd Waiter (3 episodes, 1997)
Melvin Van Peebles … Richard Hallorann (2 episodes, 1997)
Tomas Herrera … George Hatfield (1 episode, 1997)
Tim Perovich … Croquet Player (1 episode, 1997)
Kenn Solomon … Basketball Player (1 episode, 1997)
Peter Boyles … AA Member (1 episode, 1997)
Dan Bradley … 2nd Bodyguard (1 episode, 1997)
Lou Carlucci … 1st Bodyguard (1 episode, 1997)
Bertha Lynn … TV Announcer (1 episode, 1997)
J.P. Romano … 1st Waiter (1 episode, 1997)
David Sosna … AA Gene (1 episode, 1997)
David Zambrano … AA Mitch (1 episode, 1997)
Mick Garris … AA Hartwell (1 episode, 1997)
Shawnee Smith … Waitress (1 episode, 1997)
Ron Allen … TV Weatherman (1 episode, 1997)
Rich Beall … Airline Gate Agent (1 episode, 1997)
Curiosidades:
– King faz uma participação como um maestro chamado Gage Creed, mesmo nome do bebê de “O Cemitério”.
– Frank Darabont faz uma ponta na sala de jantar como um fantasma. Ele dirigiu Um Sonho de Liberdade (1994), e aproveitou para visitá-lo para informá-lo que ele estaria adaptando À Espera de um Milagre (1999). Enquanto estava lá, lhe foi pedido para atuar como um extra.
– A primeira tomada dos Torrance falando sobre a festa de Donner é virtualmente igual à do original de 1980.
– King foi o diretor da terceira unidade para este filme. As fotos vistas no álbum do filme foram tiradas por ele.
– O Stanley Hotel não é só a locação onde o filme foi feito, mas também o hotel que serviu de inspiração para King escrever a história. Enquanto estava lá ele soube da lenda de que o quarto 217 era assombrado.
– Quando Jack fala com seu pai pelo rádio, o nariz do ator Steven Weber começou a sangrar, isso foi espontâneo, ficou tão interessante que o diretor resolveu deixar a tomada. Em tempo, a voz de seu pai é dada por Miguel Ferrer que trabalhou com Mick Garris em outra adaptação de King, a mini-série “A Dança da Morte”. Ferrer também foi o protagonista da adaptação “Vôo Noturno”.
– O papel de Jack Torrance foi originalmente oferecido à Tim Daly. Ele ficou interessado, mas devido à agenda não pode aceitar, ele então sugeriu que seu amigo de longa data com quem estrelava o seriado “Wings” (1990), Steven Weber, o estrelasse. Daly eventualmente trabalhou com King como o protagonista da mini-série “A Tempestade do Século” de 1999.
– Não é segredo que King ficou extremamente insatisfeito com a adaptação de Stanley Kubrick de 1980 por mudar grande parte de sua trama. Por isso, desta vez ele pessoalmente cuidou do roteiro e colocou vários elementos de volta na história, que Kubrick havia rejeitado, incluíndo a luta de Jack contra o alcoolismo.
– Aparição: [Sam Raimi] O direitor da trilogia “Uma Noite Alucinante” e “Homem-Aranha” aparece aqui como o atendente de garagem que aluga um snowmobile para Dick Halloran.
– Algumas das vespas tiveram que ser feita por computação gráfica, como por exemplo quando Jack acha o ninho no telhado.
– A cena no lobby entre Jack e Wendy dura mais ou menos 10 minutos. Uma duração exagerada para uma única tomada de uma mini-série de TV, o que custa muito caro para os produtores. Por isso as outras cenas são mais curtas.
– Jack faz menção ao personagem Batman no filme. O ator Pat Hingle que participa do filme foi o Comissário Gordon da clássica série do Batman. Jack Nicholson que fez o Jack do original de Kubrick também tem sua história no universo Batman. Ele foi o Coringa da versão de Tim Burton em 1989.
Referência em:
-Sobrenatural: “Home”:
Dean diz à Sam: “Primeiro você me diz que temos o iluminado…”
-Filme Dual Audio (em 3 Capitulos):
-Opção 1: 1Fichier
-Opção 2: Samaup
( Créditos : Teladecinema )