08 – Os pecados do meu pai (Pecados de mi padre) – Colômbia (2009)
Direção: Nicolas Entel
A história de Pablo Escobar, o chefe do mais famoso cartel de drogas da Colômbia, contada por seu filho, que relata a extraordinária infância que viveu com o pai.
Um filme extremamente interessante sobre a trajetória de Pablo Escobar e que se confunde com a própria história recente da Colômbia.
Impressionante ver o poder que o traficante tinha e sua visão empreendedora, se é que podemos chamar assim. Sua relação com a população de áreas periféricas me fez lembrar o PCC, que em sua origem assumia o papel do Estado dentro de suas comunidades, conquistando a confiança e apoio de boa parte de seus moradores. A penetração de Escobar no mundo político, fazendo essa ponte entre o narcotráfico e a esfera política institucional também me fez lembrar de Cachoeira e seus amigos Policarpo e Demóstenes.
A ascensão e queda do traficante ganha uma representação ainda mais contundente, pois o documentário utiliza imagens e áudios raros, que revelam a intimidade da vida de Escobar, incluindo os seus últimos segundos.
Somado a tudo isso: o filho de Escobar. Após a morte do pai, quando ainda tinha 16 anos, ele teve que sair da Colômbia e recomeçar toda a sua vida, seguindo trilhos opostos ao do pai. Nesse movimento, ainda teve a hombridade de pedir perdão aos filhos de políticos mortos por Escobar. Uma situação no mínimo curiosa.
Os pecados do meu pai é um filme que nos aproxima do histórico colombiano e nos impressiona em diversos momentos.
Download: