gif gatinho festeiro

Não encontrou o que procurava? Explore uma grande variedade de filmes e séries de TV, de graça.

Filmes Torrent Top

Torrent Filmes X

363 – Quebrando o tabu (idem) – Brasil (2011)

Direção: Fernando G. Andrade
Roteiro: Fernando G. Andrade; Ricardo Setti; Thomaz Correa; Bruno Módolo; Rodrigo Oliveira; Carolina Kotscho
Há 40 anos os EUA levaram o mundo a declarar guerra às drogas, numa cruzada por um mundo livre de drogas. Mas os danos causados por elas nas pessoas e na sociedade só cresceram. “Quebrando o Tabu” é um convite a discutir o problema com todas as famílias.
Mais um manifesto positivo para quem defende a revisão das políticas de combate às drogas.
Quebrando o tabu traz questões que qualquer um sabe (ou pode saber), mas muitas vezes despreza: as drogas sempre foram consumidas pelas mais diversas civilizações, em toda a história da humanidade – aliás, substâncias que estimulam o prazer e alteram o estado normal de consciência eram sagradas até pelos cristãos, numa época em que a cultura do vinho era forte. O filme também traz algumas estatísticas e depoimentos de ex-presidentes que assumem os erros cometidos ao priorizar uma política de guerra às drogas, em detrimento da paz – nesse modelo de enfrentamento, o consumo só aumentou, a violência só cresceu e a sociedade só perdeu.
O principal problema do filme é trazer uma visão e uma experiência muito eurocentrista e estadunidense. O pouco que se aproximou da realidade brasileira foi durante algumas falas de Dráuzio Varelar. Mas também, esperar o que de um filme produzido por Luciano Huck e capitaneado por Fernando Henrique Cardoso?
Minha opinião pessoal: qualquer ser humano com o mínimo de consciência é capaz de compreender que toda essa política de repressão não deu certo no país; nem no mundo; nem em época nenhuma. Portanto, é preciso mudar. Que peguemos os exemplos de países mais progressistas como a Holanda e até mesmo o conservador Uruguai, que com o presidente Mujica vem implantando novas experiências em relação à política de drogas.
Ou seja, está na hora de acabar com a hipocrisia e reconhecermos que tais substâncias fazem parte da nossa cultura e assumirmos os prazeres e riscos disso.
Afinal de contas, assim não dá, assim não pode.

Minha nota: 7,7
IMDB:  7,3
ePipoca: 8,8

Download: