333 – Noites de Cabíria (Le Notti di Cabiria) – Itália (1957)
Direção: Frederico Fellini
Roteiro: Frederico Fellini; Ennio Flaiano; Tullio Pinelli; Paolo Pasolini
Cabíria, uma prostituta que ganha a vida nas ruas de Roma em meados dos anos 1950, sonha com o amor perfeito e acredita na bondade das pessoas. Por isso, sofre constantemente desilusões. Em suas andanças pela noite romana, ela se envolve com um astro de cinema em crise conjugal e, também, com um contador, que parece amá-la de verdade.
Mais um belíssimo clássico de Fellini!
No seu melhor estilo – mesmo sem cores, nem personagens coloridos – o diretor italiano consegue um retrato de sua sociedade pós-guerra, sintetizado na vida de Cabíria e das pessoas que a cercam.
Em meio a relações sociais moralistas e hipócritas, a única que mantém sua dignidade e altivez é Cabíria, uma prostituta a quem não é dada nenhum valor.
A Itália sob escombros e marcas do pós-guerra é sutilmente mostrada na tela, servindo como um excelente pano de fundo para simbolizar os próprios valores humanos da sociedade italiana na época.
Fellini e sua musa, Giulietta Masina, conseguem transmitir tanta coisa, com tão pouco. Às vezes, somente com uma lágrima escorrendo pela face e sorriso altivo de Cabíria.
E a seqüência final é uma das mais belas, daquela capaz de fazer qualquer um se apaixonar pelo cinema, por Giulietta e por Fellini.
Minha nota: 8,5
IMDB: 8,2
ePipoca: 8,6
Sugestão: Julieta dos espíritos
Download:
Torrent + Legenda (zippyshare)