254 – Garapa (Garapa) – Brasil (2008)
Direção: José Padilha
Roteiro: José Padilha
O diretor de “Tropa de Elite”, José Padilha, volta à origens do documentário (é dele “Ônibus 174”) e retrata aqui a questão da fome no Brasil, partindo do ponto de vista das suas vítimas.
Apesar de não valer muito como um estudo sociológico, uma vez que se restringe a filmar a situação de três ou quatro famílias, Garapatraz elementos que podem ser associados à sociedade, em geral, uma vez que o Brasil ainda possui um batalhão de cerca de 13 milhões de famintos. Se somado aos mal-nutridos, esse número pode triplicar.
Certamente que cada fome tem a sua cara. Garapanos mostra quatro delas, a partir dessas famílias. A situação é apresentada sem o devido contexto, o que minimiza a análise sociológica e prioriza a intimidade das famílias, sob uma perspectiva mais antropológica.
De qualquer forma, o filme confirma aquilo que já se deduz: não só sua vulnerabilidade provocada pela falta do que comer é que causa a fome, mas também a ignorância em que muitos indivíduos são submetidos.
De acordo com a ONU, o Brasil reduziu de 23 milhões (1990/92) de famintos para 13 milhões (2010/12). A quantidade de subnutridos também teve uma boa redução, o que fez com que o Brasil cumprisse o primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, elaborado pela ONU. No entanto, o que esses números não traduzem é que a fome é inaceitável em um País e planeta cujo potencial de produção é imensurável.
Um extra-terrestre ficaria sem entender como pode um planeta produzir tanto e ainda assim ter tantos famintos.
Minha Nota: 7,5
IMDB: 7,3
ePipoca: 3,7
Sugestão: Boca de Lixo
Download:
Torrent + Legenda
* Link removido pelo blogger – disponível via email [email protected]