203 – Em Segredo (Grbavica) – Bósnia-Herzegovina (2006)
Direção: Jasmila Zbanic
Roteiro: Jasmila Zbanic
Este drama conta a história de uma mulher que junta todas as suas forças para cuidar da filha adolescente, em um país que ainda se recupera de décadas de guerra civil.
A marca da guerra é algo presente em boa parte dos filmes do Leste Europeu. Muito menos sobre o que foi a guerra, mas muito mais sobre o que se fazer após ela. Como as pessoas levam suas vidas, diariamente, mesmo tendo o fantasma da guerra presente na arquitetura de sua cidade, nas fotografias de seu álbum e nas lembranças de suas próprias experiências.
A loucura que foi o Leste Europeu a partir do seu desmembramento deixa qualquer um ainda confuso. Tanto que, no meio do filme, eu tive que parar para pesquisar se a Bósnia ainda existia.
Sim, a Bósnia ainda existe. Mas, a bagunça é tão grande que sua presidência é composta por um bósnio, um servo e um croata.
Em Segredo é justamente isso. Bósnios levando a vida, como qualquer ser humano. E, como qualquer um, possuem segredos, grandes e pequenos. Alguns bobos, outros dolorosos.
E assim, vão vivendo.
…
Uma referência ao Brasil. Em uma cena, a personagem dialoga com outro:
“Realmente sinto pena dos brasileiros. Não suporto ver como sofrem. Outro dia vi um documentário sobre um brasileiro pobre. Ele havia sido assassinado e ninguém foi ao seu funeral. Morreu completamente só.”
Minha Nota: 7,5
IMDB: 7,2
ePipoca: 7,1
Sugestão: Bal-Can-Can
Download: