gif gatinho festeiro

Não encontrou o que procurava? Explore uma grande variedade de filmes e séries de TV, de graça.

Filmes Torrent Top

Torrent Filmes X

142 – Mar Adentro (Mar Adentro) – Espanha (2004)

Direção: Alejandro Almenábar
Roteiro: Alejandro Almenábar; Mateo Gil
História baseada em fatos reais sobre a vida do espanhol Ramon Sampedro, que durante 30 anos apoiou uma campanha a favor da eutanásia pelo seu próprio direito de morrer.
Aos 25 anos, o espanhol Ramón Sampedro deu um mergulho desastroso, que mudou os rumos de sua vida. Com a maré baixa, ele se chocou na areia e ficou paraplégico, permanecendo assim por 29 anos, muitos deles dedicado à luta pelo direito de morrer.
Não vem muito ao caso julgar se ele estava certo ou não em querer morrer, o que mais importa é a interferência do Estado para suprimir um direito básico de qualquer indivíduo: a vida e, portanto, a própria morte. Todos que nascem morrem. É óbvio, portanto, que todos têm o direito de morrer.
Se eu quiser morrer nesse exato momento, eu morro. Não interessa se meus motivos são fúteis ou consistentes. É um direito natural meu e, por isso que eu posso fazê-lo sem consultar ninguém. Vou lá, me enveneno, arranjo uma arma, me jogo da janela, enfim, me mato. Mas, e se eu tivesse essa decisão, mas fosse incapaz de conseguir pelo fato de que e sou um vegetal do pescoço para baixo. Seria um crime alguém me ajudar? Essa pessoa deveria ir para a cadeia por isso? Será mesmo que um Estado, carregado de dogmas e suas verdades religiosas deve ter tanto poder assim, ao ponto de vetar um direito natural e inevitável de qualquer ser humano?
Bem, Ramón Sampedro, dotado de total consciência, lutou e conseguiu a ajuda que tanto necessitava. Sua amiga Ramona Maneiro preparou a solução para que ele ingerisse e morresse. Juridicamente, ela não poderia ser indiciada por assassinato, mas por cooperação ao suicídio. Na época, sua identidade não tinha sido revelada, por isso que ela só se manifestou após a prescrição do caso.
Para evitar trazer problemas legais aos seus amigos, Ramón gravou o ato em que ele próprio, por livre e espontânea vontade, ingere a solução mortal. Essa imagem pode ser vista nesse vídeo, nos dez segundos finais.
Mar Adentro é uma representação biográfica dessa caso, carregado de poesia e senso de humor capazes de tornar leve um drama tão forte. 


Minha nota: 7,8
IMDB:  8,0
ePipoca: 8,3
Quem gostou desse filme, pode gostar de:

Download: