135 – O que terá acontecido a Baby Jane? (What Ever Happened to Baby Jane?) – EUA (1962)
Direção: Robert Aldrich
Roteiro: Henry Farrell; Lukas Heller
Clássico do suspense, que conta a história de uma atriz veterana, famosa somente na infância, que estabelece uma relação psicótica com a irmão, estrela do cinema nos anos 1930 e que ficou paralítica depois de um misterioso acidente.
Um bom suspense psicológico, daqueles que não dão sustos, mas mantêm o grau de tensão elevado.
A atuação da atriz Bette Davis é simplesmente brilhante, capaz de transmitir toda a infantil insanidade de sua personagem.
Baby Jane não teria muito espaço no cinema atual, cujos filmes de horror e suspense dependem de sangue, tortura macabra e morte para fazer sucesso. Baby Jane tem pouco ou quase nada disso. Exceto por seu tipo de tortura, que angustia o espectador não por ser feita por um rapaz mascarado com um machado na mão, ou um velho com uma motosserra, mas por ser feita por alguém e de uma determinada forma, que pode ser o seu próprio vizinho. Isso, talvez, seja o fator mais tenso do filme: a sua aproximação com a realidade.
Se as vizinhas de Baby Jane não assistiram o filme, morreram sem saber que na casa ao lado algo diabólico estava acontecendo diariamente. Elas entram e saem do filme sem alterar em nada o percurso da história. Como a gente, que segue nossa rotina sem nem desconfiar que o nosso vizinho possa estar sofrendo nas mãos de quem a gente nem imagina.
Minha nota: 7,5
IMDB: 8,0
ePipoca: 9,1
Quem gostou desse filme, pode gostar de:
Download: