63 – Up – Altas Aventuras (Up) – Estados Unidos (2009)
Direção: Pete Docter; Bob Peterson
Roteiro: Pete Docter; Bob Peterson
Carl é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. Para evitar que seja levado a um asilo, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta da América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar.
Eu já tinha dito que não tenho paciência com filmes de animação, apesar de ter tido uma grata surpresa com a Viagem de Chihiro. Eu já estava me empolgando, quando Up fez eu voltar ao meu lugar de impaciente com esse tipo de gênero (ok, o filme é bonitinho, sensível e muito bem feito, mas não dá para mim não).
O gráfico do filme é excelente, como já virou comum nos filmes recentes de animação. Mas o roteiro é uma lástima: previsível e repetitivo. É um roteiro básico e sem novidade alguma. Além disso, os personagens são caricaturais e sem “vida”. Mais parece um desenho animado da Sessão Globinho, do que um filme, de longa-metragem, amplamente premiado. Não que ser clichê, seja necessariamente ruim – não é – mas um pouquinho de cuidado para não ficar chato, é sempre importante.
Em Up só se salvam duas seqüencias: a do começo e a do fim. A do começo, pela beleza e poesia da passagem de tempo, evolvendo o casal de personagens. E a do fim, porque eu pude desligar tudo e ir dormir…
Minha nota: 6,1
IMDB: 8,3
MelhoresFilmes: 7,7
Download:
Torrent (dublado)