11 – Caché (Caché) – França (2005)
Caché (Caché) – França (2005)
Direção: Michael Haneke
Roteiro: Michael Haneke
Georges, apresentador de um programa de televisão sobre literatura, começa a receber fitas de vídeo com imagens suas e de sua família, além de desenhos aparentemente obscuros mas ameaçadores. Aos poucos os vídeos se tornam mais pessoais, indicando que a pessoa responsável conhece muito bem George. Ele sente que corre perigo, mas sem nenhum pista evidente a polícia se recusa a ajudar. Prêmio de melhor direção e prêmio da crítica internacional no Festival de Cannes de 2005.
Caché tinha tudo para ser um filme muito bom. Bem filmado, com um roteiro envolvente e misterioso, além de ótimos planos. Mas, o final destruiu tudo. O diretor propõe uma coisa, induz o espectador ao erro e, por fim, frustra as expectativas. É um filme egoísta.
Sei que deve haver uma polêmica em torno da avaliação dele. Inclusive, após assistir, fui à internet, tentar descobrir o sentido dele. Se tudo não passou de uma escolha infeliz do diretor, ou se eu é que não alcancei a “viagem” de Michael Haneke. Pude ler algumas interpretações de gente que realmente defendia o filme. Aliás, muita gente mais inteligente que eu, o considerou uma obra-prima. No entanto, nenhuma crítica, troféu de Cannes, ou coisa parecida me convenceu.
É porque eu não paguei, se não iria querer meu dinheiro de volta.
Minha nota: 6,6
IMDB: 7,3
MelhoresFilmes: 7,8
Download:
Torrent + Legenda
Torrent +Legenda (zippyshare)